A falta de chuvas no Estado de Sergipe já fez com que 11 municípios decretassem situação de emergência e requisessem auxílio junto à Defesa Civil Estadual até esta quinta-feira, de acordo com dados oficiais do órgão.
As estimativas dão conta de que cerca de 75 mil pessoas estão sendo afetadas pela estiagem, que vem castigando a região de maneira mais árdua desde a segunda quinzena de dezembro. A Defesa Civil vem auxiliando os moradores da região e já distribuiu aproximadamente 7 mil cestas básicas, seguindo os números requisitados por cada prefeitura.
Além disso, 96 caminhões pipa estão sendo usados para levar água aos municípios com estado de emergência formalizado. As previsões são de que o número chegue a 120 na próxima semana, sendo que o Estado vem gastando, em média, R$ 700 mil por mês para manter os veículos funcionando.
Segundo a Defesa Civil Estadual, estão em situação de emergência os municípios de Porto da Folha, Gararu, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Canindé de São Francisco, Poço Verde, Frei Paulo, Itabi, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes.
(Terra, 05/01/2011)