O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou nesta terça-feira um projeto que prevê a construção de dez novas centrais de triagem de lixo na cidade.
O anúncio foi feito hoje durante vistoria nas obras da um galpão de coleta seletiva na Lapa (zona oeste).
"A ideia é termos um plano diretor para nos próximos meses inaugurarmos dez novas centrais. Segundo o cronograma, a ideia é inaugurarmos a primeira dessas centrais daqui cinco ou seis meses e depois inaugurar uma por mês até concluirmos a entrega das dez", disse o prefeito.
Segundo o secretário de Serviços, Dráusio Barreto, além das novas centrais, que deverão ser implantadas com verbas do município e do governo federal, a prefeitura negocia com as concessionárias da coleta de lixo para que elas também instalem centrais.
"Pelo contrato de concessão, elas tem a responsabilidade de construir 17 centrais de triagem. Isto foi objeto de repactuação do contrato de concessão há alguns anos e o início deste investimento está previsto para o 9º ano de concessão até o 12º. Estamos no 6º ano de concessão, mas o prefeito recomendou a revisão destes marcos por conta da necessidade da cidade", afirmou Barreto.
COLETA
Desde 2003, quando foi implantado o programa de coleta seletiva, o volume de material coletado cresceu oito vezes. Atualmente, a média diária de materiais recicláveis coletada é de 135 toneladas. A Secretaria de Serviços mantém convênio com 20 cooperativas --incluindo uma de material eletrônico-- que realizam a separação dos materiais. Cerca de 1.000 pessoas participam do programa.
Em 2010, o investimento em coleta seletiva foi de R$ 15 milhões. Além da coleta feita pelas concessionárias, existem 3.811 pontos de entrega localizados em escolas, supermercados e condomínios.
(Folha.com, 04/01/2011)