Segundo dados divulgados pela Câmara Municipal de Lisboa, 639 coimas relativas a vários tipos de violações à higiene e limpeza urbana foram aplicadas em 2010, tendo os lisboetas desembolsado qualquer coisa como 52 mil euros. Ainda assim, o Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos considera que as coimas que existem actualmente não são suficientemente dissuasoras, pelo que estas podem aumentar.
Segundo avança a Rádio Renascença, a proposta de aumento das coimas para quem deixar lixo junto aos ecopontos ou não limpar os dejectos caninos é, para já, apenas uma proposta técnica, que ainda tem de ir a discussão pública e ser aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa.
No entanto, caso tal realmente aconteça, as multas poderão passar para os 120 euros, o que corresponde a um quarto do salário mínimo nacional.
Entretanto, o Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos admite que não só as actuais coimas não têm qualquer papel dissuasor, como os números de prevaricadores autuados é diminuto. Basta recordar, por exemplo, que, em 2010, apenas 60 coimas por falta de limpeza de dejectos caninos foram aplicadas em Lisboa, o que correspondeu a um valor total de 4.254 euros.
(Diario Digital, 03/01/2011)