O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) inicia, nesta segunda-feira, um esquema de racionamento de água dividindo a cidade em dois setores e deixando toda a população sem abastecimento por pelo menos 12 horas por dia, por tempo indeterminado. A referência é a avenida central do município, a Sete de Setembro. Das 3h às 15h, os bairros e vilas localizados na zona Oeste recebem o abastecimento. Das 15h às 3h, é a vez dos bairros e vilas da região Leste. Desde o dia 27, toda a cidade ficou diariamente sem água cinco horas por dia, de madrugada, mas a medida não foi suficiente.
Desde outubro, Bagé tem registrado chuvas abaixo da média. A falta de precipitação significativa provocou a diminuição dos níveis das barragens que abastecem a cidade. A Sanga Rasa, que tem 12 metros de profundidade, está 3,9 metros abaixo do normal. A barragem do Piraí, com 8,5 metros, está com 1,70 metro aquém do normal e a Emergencial, 95 centímetros abaixo do nível.
Em dezembro, a Estação de Tratamento de Água de Bagé registrou apenas 54 milímetros de chuva, enquanto a média histórica é de 136 milímetros. O Daeb, além de desenvolver campanha de conscientização pelo uso racional da água, esta solicitando às pessoas que tenham informação de vazamento de água na rede que entrem em contato através do telefone 115.
ESCALA DO RACIONAMENTO
Setor 1
Bairros que terão água das 3h às 15h
Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.
Setor 2
Bairros que terão água das 15h às 3h
Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra e arredores.
(Correio do Povo, 03/01/2011)