O resultado da atuação do Ministério Público na defesa do meio ambiente vai beneficiar o município de Santo Ângelo. Nesta quinta-feira, 23, a promotora de Justiça Paula Regina Mohr, entregou ao prefeito do Município, Eduardo Debacco Loureiro, uma série de equipamentos que serão utilizados para o Departamento Municipal de Meio Ambiente de Santo Ângelo. O material foi obtido mediante acordo em ação civil pública e termos de ajustamento de conduta em dois inquéritos civis instautados na Promotoria para apurar danos ao meio ambiente em Santo Ângelo e Entre-Ijuís.
Foram repassados um computador desktop, dois netbooks, uma câmara fotográfica digital, dois telefones de mesa, um telefone sem-fio e um roteador wireless.
Na mesma ocasião, o Prefeito firmou com o Ministério Público um Termo de Cooperação Regional, nos autos do inquérito civil da Rede Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, que tem como objeto a preservação e recuperação das matas ciliares e corredores ecológicos do Rio Ijuí e afluentes. Com o termo, o Município colaborará com a realização de vistorias nas propriedades lindeiras ao Rio Ijuí, apontando os locais onde é necessária a intervenção do Ministério Público junto aos proprietários.
Ao final, o direitor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Cardoso, entregou à promotora Paula Regina Mohr, como forma de agradecimento, com uma muda de árvore e duas camisetas com mensagem alusiva à defesa do meio ambiente.
(Por Natália Pianegonda, MP-RS, 23/12/2010)