O Arroio Boa Vista, na localidade de Socorro, em Portão, próximo à divisa com Nova Santa Rita, recebeu o despejo de produtos químicos que o deixaram na cor branca. As substâncias, cujo despejo foi detectado pelo Departamento de Meio Ambiente do município e pelo Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, que atenderam à ocorrência, fizeram com que a água permanecesse com aspecto leitoso desde a manhã até o início da noite desta quarta-feira.
Conforme o Departamento de Meio Ambiente, a suspeita é de que trate-se de um produto para amaciar couro, mas ainda é necessário analisar a água até mesmo para determinar se trata-se de substância tóxica.
Dois episódios
O Arroio Boa Vista é afluente do Rio dos Sinos. A origem do produto seria uma empresa que trabalha com lavagem de tonéis, que foi visitada pelo Pelotão Ambiental, segundo o Departamento de Meio Ambiente. No arroio, no início da noite, não havia sinais de morte de peixes.
Segundo a engenheira química Caroline Helena Ost, do Departamento de Meio Ambiente de Portão, teriam ocorrido dois episódios de despejos irregulares na localidade de Socorro nesta quarta-feira. Além do produto no arroio, também foi verificado despejo de esgoto comum em uma área de proteção ambiental. O Pelotão Ambiental foi contatado pela reportagem do Jornal VS ontem mas não passou informações sobre o caso.
(Diário de Canoas, 23/12/2010)