O governador eleito Tarso Genro anunciou o nome de Carlos Fernando Niedersberg para a presidência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Presidente do PCdoB municipal e vice-presidente do PCdoB estadual, Fernando é químico e técnico científico licenciado da UFRGS. No início de dezembro já havia sido anunciado o nome de Jussara Cony para a Secretaria do Meio Ambiente, órgão a qual a Fepam é vinculada.
Além da operação do Licenciamento Ambiental das atividades de impacto supra-local, as principais atividades da Fundação são a aplicação da Legislação Ambiental e fiscalização em conjunto com os demais órgãos da SEMA, Municípios e Batalhão Ambiental da Brigada Militar; avaliação, monitoramento e divulgação de informação sobre a qualidade ambiental. Este trabalho é a base para a priorização e avaliação da efetividade das ações desenvolvidas (como o próprio licenciamento ambiental); apoio, informação, orientação técnica e mobilização de outros atores importantes como os Municípios, os Comitês de Bacia e organizações da sociedade civil;
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental, é responsável por vários projetos e programas de preservação ambiental, tais como: Programa de Gerenciamento Costeiro (GERCO), Programa Mata Atlântica, Pró-Guaíba, Programa da Rede Associada de Sensoriamento Remoto, Programa Pró-Rural RS, Programa de Educação Ambiental, projeto FEPAM/GTZ (Brasil/Alemanha) e Projeto Carvão e Meio Ambiente.
(Vermelho.org, 22/12/2010)