Um restaurante e cervejaria localizado na Avenida Álvaro Otacílio, na orla de Ponta Verde, em Maceió, foi interditado na manhã desta terça-feira (21), durante uma vistoria realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Todo o esgoto sanitário gerado pelo luxuoso ‘Familia Giuliano’ era desembocado no mar da Ponta Verde.
A constatação foi fruto de uma ação de fiscalização do órgão em estabalecimentos situados na orla maceioense quanto à incidência de crimes ambientais. De acordo com o secretário municipal de proteção ao meio ambiente, Ricardo Ramalho, o restaurante foi flagrado lançando esgoto nas galerias pluviais por meio de ligação clandestina.
Ainda segundo o secretário, o estabelecimento já é reincidente no crime. Além da interdição, a gerência teve que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a não mais poluir o meio ambiente.
Representantes da empresa tentaram alegar que a falha na ligação seria cometida pela Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), mas, segundo o secretário, o bairro é saneado e a informação não procedia.
“Assim que o problema for resolvido, o restaurante poderá funcionar normalmente. Não temos interesse de prejudicar ninguém, queremos, apenas, que funcionem dentro da legalidade” - explicou Ramalho.
A reportagem da Gazetaweb tentou contato com o estabelecimento, mas não obteve êxito.
(Gazeta Web, 21/12/2010)