A mortandade de peixes constatada nesta segunde-feira, 20, no Arroio Pedras Brancas, um dos afluentes do Rio Cadeia, na localidade de Canto Karling, em Linha Nova, no Vale do Caí, seria causada por dejetos suínos. A informação foi confirmada na tarde desta segunda pelo tenente Reinaldo Ferreira de Araújo, do 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Montenegro. "Na operação de suinocultura de uma propriedade próxima ao arroio houve infiltração do dejeto na parte da manhã, e foi parar no local", explica.
O dono da propriedade ratificou para o Pelotão Ambiental e segundo o tenente o caso e a infiltração foi corrigida. "O próprio empresário disse que ocorreu um erro no processo". Foram encontrados aproximadamente 300 peixes de diversas espécies presos em pedras e galhos. "Solicitamos ao produtor que fizesse alterações como um anteparo, uma vala, para evitar futuros problemas", comenta.
Segundo o tenente Araújo, o empresário pode ser enquadrado no artigo 54 de crimes ambientais, e pode ser punido com prisão se comprovado dolo, ou multa. O fato de ter prestado toda a assistência a equipe da polícia ambiental poderá ser um atenuante.
(Jornal VS, 21/12/2010)