As investigações para identificar as causas da mais recente mortandade de peixes no rio dos Sinos prosseguem. A força-tarefa formada para a apuração está fiscalizando indústrias localizadas na bacia hidrográfica e coletando amostras da água em pontos de lançamento de efluentes industriais. O material será acrescentado ao inquérito civil instaurado pela Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente e ao inquérito aberto pela Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (Dema).
Além disso, o MP aguarda os resultados de análises dos peixes que foram recolhidos no dia 2 de dezembro, quando ocorreu a mortandade. Os exames estão sendo feitos por um laboratório contratado em caráter emergencial pelo Ministério Público no começo do mês, para que fossem viabilizadas análises mais detalhadas sobre a causa da morte dos animais.
A Força-Tarefa é composta pelo Ministério Público, Dema, Comando Ambiental da Brigada Militar e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A Promotoria Regional de Defesa Ambiental também aguarda para janeiro manifestação das prefeituras que participaram de uma reunião na quarta-feira e receberam, do MP, um projeto que propõe um Pacto pelo Rio dos Sinos, com ações emergenciais de saneamento nos municípios da bacia.
(Por Natália Pianegonda, MP-RS, 17/12/2010)