A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promove hoje, em sua sede, o 1 Seminário Estadual de Saneamento, que vai debater vários temas, entre eles, a realidade do saneamento básico nos municípios gaúchos, os desafios e o financiamento ao setor.
No painel de abertura, às 9h, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter apresentará as conclusões da Agenda 2020, que tem entre um dos seus eixos a questão da infraestrutura-saneamento.
Logo após, os prefeitos de Santa Maria, São Gabriel, Canoas e Uruguaiana irão debater a realidade do saneamento básico em seus municípios.
No terceiro painel, às 10h30min, o futuro secretário estadual de Infraestrutura, deputado federal Beto Albuquerque, irá falar sobre os "Desafios da Infraestrutura". O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Hélio Saul Milesky abordará o tema "Autonomia Municipal" e o advogado Gladimir Chiele falará sobre a legislação referente ao Plano de Saneamento Municipal.
Às 12h15min, no encerramento, o superintendente de Saneamento da Caixa Econômica Federal, Rogério Tavares, e o especialista em Água e Esgoto do Banco Mundial, Marcos Thadeu Abicalil, irão debater as fontes de financiamento para o setor.
(Correio do Povo, 16/12/2010)