O faturamento do setor de celulose e papel brasileiro deve chegar ao patamar de R$ 32 bilhões, o que representará um crescimento de 16% este ano ante 2009.
As estimativas da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) mostram que o ano de 2010 marcou a recuperação da crise econômica mundial.
"Agora em dezembro verificamos que as receitas do setor mostraram recuperação refletindo a saída da crise. Em 2010, o Brasil foi o único país do mundo em que a produção de celulose e papel não caiu", afirmou a presidente executiva da Bracelpa, Elizabeth de Carvalhaes.
A entidade prevê que a produção brasileira de celulose deve crescer 5,1% este ano em comparação com 2009 chegando a 14 milhões de toneladas, enquanto a produção de papel no país deve registrar avanço de 3,4%, totalizando 9,8 milhões de toneladas.
Os estudos da Bracelpa mostram ainda um aumento da receita de exportações do setor - um dos indicadores que mais tiveram impacto da crise financeira internacional - que deve apresentar crescimento de 33% em 2010, totalizando US$ 6,7 bilhões.
(Por Vanessa Dezem, Valor Online, O Globo, 15/12/2010)