Apesar da relutância dos prefeitos integrantes do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) em participar, ocorre amanhã encontro que pretende reunir representantes dos municípios da bacia do Rio dos Sinos, companhias de saneamento e Ministério Público. A ideia é discutir medidas emergenciais para melhorar o saneamento do rio. O promotor regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, esclarece que o encontro não pretende apontar culpados pela mortandade de 17 toneladas de peixes, mas sim promover a troca de sugestões e fazer parcerias. "Queremos é formar um pacto para salvar o Sinos", assegura.
Laudos saem na sexta-feira
O promotor regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, confirma que prefeitos já demonstraram disposição em resolver o problema, confirmando comparecimento na reunião. Ele afirma que não houve intimação, apenas um convite. "Gostaríamos que técnicos, secretários de Meio Ambiente e órgãos responsáveis pelo saneamento discutissem conosco alternativas e melhorias. Não é preciso esperar o laudo dos laboratórios para isso", argumenta. A previsão é que os mais de 10 laudos da água e necropsia dos peixes fiquem prontos sexta-feira.
Grupo quer dados mais precisos
Presidente do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), Ary Vanazzi afirma que os oito municípios que fazem parte do consórcio não deverão participar da reunião, caso a data não seja adiada. "Queremos primeiro que os laudos estejam prontos. Conforme o estudo que já fizemos, identificamos a mortandade como resultado de carga tóxica e não matéria orgânica, de esgotos. Queremos dados mais precisos para a partir daí ter uma discussão mais profunda", explica.
SAIBA MAIS
Parceiros do projeto VerdeSinos, uma iniciativa do Comitesinos, reúnem-se hoje nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) para debater a recuperação de áreas ribeirinhas, manejo adequado de plantas e tudo que envolve educação ambiental
A ideia do encontro é intensificar as relações institucionais entre os parceiros e repassar orientações técnicas a partir de resultados de pesquisas. O encontro ocorre das 8 horas às 16h30, no auditório da Faccat (Avenida Oscar Martins Rangel, 4.500)
(Jornal VS, 15/12/2010)