A partir da preocupação com os impactos que a construção das barragens provoca à população e ao meio ambiente, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) defende uma matriz energética oriunda de fontes de energias renováveis. Por isso, o MAB realizou uma parceria com uma entidade alemã chamada MISEREOR para a construção de várias unidades experimentais no Brasil de aquecedores de água utilizando a energia solar. Na região da barragem de Ita são nove os municípios contemplados, entre eles está o município de Aratiba que vai montar no Hospital Comunitário.
Os sistemas a serem implementados são o aquecedor solar (AS) e o aquecedor solar de baixo custo (ASBC) que contemplarão quatro estados (SP, PR, SC e RS). A tecnologia a ser adotada sendo desenvolvido desde janeiro de 1999, pela Sociedade do Sol- SoSol, que esta sediada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da Universidade de São Paulo-USP.
Um dos objetivos do MAB será tornar esses sistemas de aquecimento de água conhecido pela população e massificar a sua implementação na região, já que o sistema reduz o consumo de energia elétrica e consequentemente diminui o valor da conta de energia elétrica dos consumidores. Para viabilizar este objetivo, paralelamente ao desenvolvimento deste projeto, o MAB está negociando com a ELETROBRAS para novos investimentos na implantação deste sistema de aquecimento de água.
O ato para a assinatura da doação do aquecedor solar entre o MAB e o hospital foi neste dia 10 de dezembro, durante a comemoração de seu aniversário. A implementação do projeto será a partir de janeiro de 2011.
Além de Aratiba, serão beneficiados os municípios de Barão de Cotegipe, Carlos Gomes, Charrua, Concórdia, Erechim, Ita, Marcelino Ramos e Mariano Moro.
(MAB, EcoAgência, 13/12/2010)