(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
passivos da silvicultura eucalipto no pampa
2010-12-13 | Tatianaf

"Quase uma tese". Assim a professora Maria da Conceição Carrion define o processo de trabalho que tornou possível a organização do Dossiê sobre o Processo de Implantaçãoo da Silvicultura no RS (2004-2009). Em entrevista à IHU On-Line, realizada por telefone, a ambientalista falou sobre o documento e suas funcionalidades e refletiu sobre o processo de expansão da silvicultura no estado. "A silvicultura tem de ser controlada. Nas proporções em que ela está sendo feita, é um absurdo. Segundo pesquisadores de todas as universidades gaúchas, o pampa nunca teve floresta. Os danos socioambientais da silvicultura são incontáveis, portanto", apontou.

Maria da Conceição de Araújo Carrion é Assessora Técnica da Ong Núcleo Amigos da Terra. É professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Qual a principal novidade que este dossiê traz sobre a realidade da silvicultura no RS?

Maria Conceição Carrion – A ideia era, dentro do movimento ambiental, ter um arquivo grande e organizado com dados desde 2004, quando se teve notícia da introdução da silvicultura no pampa. Primeiramente, abrangeria até 2009, mas aproveitei e complementei com material de 2010. Os números e percentuais de plantio não me surpreenderam. O que mais me chamou a atenção no material é a garra dos militantes ambientalistas do Rio Grande do Sul e toda a luta em torno da invasão do eucalipto e do pinos no bioma pama e que não fica mais restrita só a ele. Hoje já está no litoral e subindo os campos de cima da Serra. Em todos os setores onde atuávamos, mesmo sendo minoria, como no Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), tentávamos barrar o avanço da silvicultura.

IHU On-Line – Ao longo desses anos, você acompanhou a forma como a mídia tem tratado a questão da silvicultura no RS...

Maria Conceição Carrion - O dossiê é composto por material da mídia local, tanto do interior como da capital, veículos com circulação nacional, revistas especializadas e de assuntos gerais, panfletos e material de agências alternativas de notícia. Outra fonte muito importante foi a documentação de instituições públicas oficias, como decretos do Ministério Público e portarias da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), documentos das ONGS ambientalistas e movimentos sociais. Além disso, nós do movimento ambientalista acompanhávamos o que acontecia através da mídia eletrônica, rádio e TV. Há trabalhos acadêmicos que já analisaram a posição da mídia nessas coberturas.

IHU On-Line – Como o dossiê será utilizado agora?

Maria Conceição Carrion - Esse dossiê não foi montado para ficar guardado, tem de ficar à disposição do público em geral. De preferência, permanecer em uma biblioteca pública, onde alunos, professores e pesquisadores tenham acesso. Primeiramente ele precisa ser digitalizado. Não é um trabalho acadêmico, é a organização de um material variado e enorme. Da forma como está organizado, o dossiê abre um leque muito grande para vários setores de pesquisa, como jornalismo, publicidade, economia, sociologia, antropologia e engenharia florestal.

IHU On-Line – O movimento ambientalista gaúcho está vivo? Como você avalia a atuação contra a silvicultura?

Maria Conceição Carrion - Claro. Se não fosse o movimento, o avanço da silvicultura seria muito pior. Continuamos lutando, embora sejamos minoritários, como no Consema, onde temos direito a cinco vagas, mas somos apenas quatro. O Movidema (Movimento Gaúcho de Defesa do Meio Ambiente). é um exemplo disso, que fez parceria na apresentação do dossiê com os jornalistas. Não morremos, ao contrário, continuamos vivos e organizados.

IHU On-Line – No RS a silvicultura não deve existir ou deve mudar seu processo de expansão?

Maria Conceição Carrion - A silvicultura tem de ser controlada. Nas proporções em que ela está sendo feita, é um absurdo. Segundo pesquisadores de todas as universidades gaúchas, o pampa nunca teve floresta. Os danos socioambientais da silvicultura são incontáveis, portanto. Em muitas unidades de paisagens, de bacia hidrográficas, o percentual permitido de plantio já estourou. E no próximo ano haverá revisão do zoneamento e os ambientalistas estão atentos. Os impactos sociais, econômicos e culturais são imensos. Quando foi dito que a pecuária no pampa era uma forma de preservar os campos da região, muitos criticaram, dizendo que se estava defendendo o latifúndio. Agora percebe-se que não era essa a intenção.

Se analisarmos apenas a questão da mudança na paisagem, não é preciso falar mais nada. Em várias regiões do Rio Grande do Sul não encontramos mais aquele horizonte que havia, sobretudo o pampa. Essa história de “até onde a vista alcança” não existe mais. Depoimentos de pequenas propriedades contam sobre a invasão de animais procurando algo para comer, pois em baixo daqueles pés de pinos e eucaliptos não nasce nada.

Mas você não pode concentrar sua atenção somente silvicultura. Deve haver um zoneamento ecológico econômico, porque há várias outras monoculturas, como a soja, o arroz, e a cana-de-açúcar, que devem ser observadas, pois não são usadas para suprir de alimentos o povo brasileiro. O grande percentual, ligado à expansão do agronegócio, vai para exportação e para o biocombustível.

IHU On-Line – Como a senhora analisa a estrutura da Fepam no que diz respeito ao controle da silvicultura no RS?

Maria Conceição Carrion – Existe a necessidade de a Fepam e os demais órgãos ambientais se reestruturarem. O que se viu nesse governo, uma denúncia que também fez parte da nossa luta, foi a desestruturação desses órgãos, inclusive com perseguições a funcionários que lidavam diretamente com as licenças. Técnicos importantes e qualificados “colocados na geladeira”. Essa desestruturação dos órgãos e a desmoralização da Fepam mobilizaram e uniram estudantes, sindicatos, trabalhadores rurais e outras lideranças ao movimento ambientalista. Esperamos que o novo governo dê mais atenção à área ambiental que é tão importante. Para se ter uma ideia, no auge da luta contra o avanço desenfreado da silvicultura, contamos, em três anos, seis secretários de Meio Ambiente.

IHU On-Line – O governo Yeda deu muitos incentivos para a silvicultura no estado. O novo governo pode ser diferente?

Maria Conceição Carrion – É o que esperamos. O movimento ambientalista espera fazer um contato em breve com o novo governo. Temos esperança que o dinheiro público não seja destinado, tanto quanto foi, para incentivos à silvicultura, às grandes empresas, grandes montadores. Aliás, não só a nível estadual, como também federal. O BNDES destina muito dinheiro para as grandes empresas, quando deveria dar prioridade, por se tratar do dinheiro do povo, às pequenas e médias empresas, habitações por populares, enfim, às necessidades da maioria dos brasileiros.

IHU On-Line – Quais são os principais impactos da silvicultura no bioma do pampa que já podemos sentir neste momento?

Maria Conceição Carrion – Posso apontar alguns problemas como, por exemplo, a mudança na paisagem. Você não vê a paisagem pampeana como era, isso tem impactos de toda ordem. O cenário, a beleza, influencia até no turismo. No rastro disso, ocorrem mudanças inclusive nos hábitos culturais. A concentração de terra, pelo que sei, está tomando maiores proporções após a introdução da silvicultura e com isso a expulsão dos pequenos proprietários de suas terras. Outro impacto diz respeito aos recursos hídricos, com a contaminação pelos venenos agrícolas e o uso indiscriminado da água, como se não fosse um bem coletivo que precisa ser preservado.

(IHU-Unisinos, 13/12/2010)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -