Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), acompanhados pela coordenadora da Rede de Monitoramento do Ar da instituição, Iara Brito Martins, apresentaram, nesta quarta-feira, o Plano de Controle de Poluição Veicular - PCPV/RS. O evento ocorreu durante reunião-almoço da Comissão Ambiental da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.
Segundo Sabrina Feltes, Engenheira Química que integra o grupo responsável pela elaboração do documento, "é mais uma apresentação e divulgação deste importante trabalho realizado em nosso Estado. Nossa intenção é ampliar ainda mais as discussões com os diversos atores interessados no assunto".
O PCPV é um conjunto de medidas que visa reduzir a poluição atmosférica e os ruídos produzidos pelos veículos que circulam nos trânsitos das cidades. Dentre as recomendações do PCPV estão: modernização e renovação da frota; campanhas institucionais para ampliação do incentivo ao uso de transportes coletivos; uso de combustíveis alternativos; o programa de implementação do transporte hidroviário; adoção de uma política de ação referente ao desincentivo ao uso do transporte privado e a criação de ciclovias urbanas.
Outro ponto importante destacado no documento refere-se ao Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos, para identificar os problemas. Neste sentido, a Fepam e o Detran estabeleceram um cronograma para o Estado. O Rio Grande do Sul possui uma frota superior a quatro milhões de veículos, com um crescimento médio de 5% ao ano. Os estados têm mais 18 meses para a implementação do programa.
A presidente da Fepam, Regina Telli, reitera os propósitos da instituição e do Estado no desenvolvimento de políticas e ações como esta do PCPV, diante das mudanças climáticas que evidenciam a necessidade de repensar e adotar novas políticas públicas. "Precisamos trabalhar cada vez mais para a busca de encontrar alternativas que visem combater gases poluentes que causam prejuízos ao meio ambiente", ressalta Regina.
(Jornal VS, 09/12/2010)