Idealizada pela Prefeitura Municipal, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPoa) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) , a 1ª Feira de Descarte de Equipamentos de Informática superou a expectativa de público e doações. Esta foi a primeira experiência de recolhimento de resíduos tecnológicos e a previsão é de que pontos permanentes de coleta sejam distribuídos na capital, a partir do primeiro semestre de 2011.
No fim de semana, 4 e 5 de dezembro, a feira contou na Usina do Gasômetro com o participação de aproximadamente quinhentas pessoas. Segundo números da gerência do DMLU, mais de 12 toneladas de equipamentos foram descartados; entre computadores, monitores, estabilizadores, peças de HD, impressoras, cpu´s, tonners, scaners e também raridades como os primeiros modelos de palm tops. Somente nas primeiras duas horas de feira, três toneladas e meia de equipamentos já haviam sido doados.
O evento mobilizou também as crianças, como o pequeno Marcelo Butze, de apenas seis anos de idade,que fez questão de ir até a feira para fazer a doação de uma impressora e um teclado. Também aproveitou para doar uma calculadora científica modelo Texas que foi utilizada durante vinte anos por seu padrinho e que agora estava em desuso. “Eu adoro reciclar tudo, coisas velhas como o vidro podem virar novas garrafas”, comenta Marcelo.
O coordenador-geral do Gabinete de Inovação e Tecnologia, Newton Braga Rosa, destacou que a Feira foi a primeira ação para implementar as diretrizes de uma Política Municipal de Resíduos Sólidos na capital. "O projeto estava na gaveta há tempo. O lixo eletrônico ainda é relativamente pequeno, mas é o que mais cresce e assim não pode ser descartado como lixo orgânico, necessita de uma reciclagem correta" - declara.
Após o término da feira, os equipamentos em condições que puderem ser recondicionados foram encaminhados ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Cesmar e serão enviados para entidades beneficentes. O DMLU recolheu o que foi arrecadado e fez a destinação dos componentes em empresas especializadas em reciclagem, garantindo assim uma melhor preservação da natureza.
(Prefeitura de Porto Alegre, 07/12/2010)