As atividades de combate aos desmatamentos no bioma Mata Atlântica do Rio Grande do Sul continuam intensas. Agentes Ambientais Federais do Escritório Regional de Santa Maria/RS flagraram novos casos de supressão da Floresta Estacional Decidual, Mata Atlântica, também para a conversão das áreas em lavouras de fumo.
Desta vez as ocorrências se deram no município de Arroio do Tigre, na região central do Estado, e resultaram na apreensão de mais 106 m³ de lenha de mata nativa, dos quais cerca de 23 m³ estavam sendo transportados em caminhões.
Desde o início das operações de combate aos desmatamentos no bioma Mata Atlântica do Rio Grande do Sul já foram aplicados cerca de R$ 231 mil em multas e apreendidos cerca de 870 m³ de lenha nativa, que estavam destinadas para uso nas estufas de fumo da região.
As abordagens foram realizadas com apoio do helicóptero Ibama 04 que realizou pousos nos locais em processo de desmatamentos, nas áreas desmatadas já cultivadas com fumo e também nas proximidades das vias rurais por onde os caminhões carregados de lenha trafegavam.
Os dois caminhões que transportavam lenha ilegal foram apreendidos e recolhidos ao depósito da Receita Federal do Brasil em Santa Maria/RS para posterior decisão com respeito às destinações a serem dadas aos bens e ao material lenhoso.
Da mesma forma, as áreas embargadas serão objeto de ação prioritária, no sentido de que as suas recuperações sejam iniciadas com a maior brevidade possível visando a recomposição da vegetação nativa nos locais em que se deram os danos ambientais.
As ações de fiscalização continuarão nos próximos dias, com equipes por terra, devendo ser mantidas até que o Escritório Regional do Ibama em Santa Maria consiga realizar a cobertura da área sob degradação.
(Informe do Ibama/RS, EcoDebate, 01/12/2010)