Em reunião com representantes da Rede para Sustentabilidade da Vila Chocolatão, realizada na tarde de terça-feira, 30, no galpão do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no Parque da Harmonia, foi apresentada a planta da Unidade de Triagem (UT) que será disponibilizada à comunidade no futuro endereço da Protásio Alves.
A apresentação ficou a cargo da engenheira da Usiminas, Letícia Medeiros. A empresa disponibilizará, além do galpão, os equipamentos necessários para o trabalho de reciclagem. Os moradores da Chocolatão deram suas sugestões de adequação. Em relação aos equipamentos que serão providenciados para o trabalho, a comunidade achou conveniente estudar a proposta. Para tanto, foi marcado novo encontro para quinta-feira, 2 de dezembro, às 14h, na Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), na rua Uruguai, 155, 11º andar, da qual participarão, além da SMGL, DMLU, Usiminas, Vonpar e representantes da Associação de Moradores da Vila Chocolatão.
Conforme a agente de governança, Vânia Gonçalves de Souza, além da parceria da Usiminas, é importante salientar a colaboração da Vonpar, que contratou a ONG Camp para acompanhar durante três anos a comunidade, auxiliando no trabalho dentro do galpão. “Essa medida oportunizará a formação do núcleo de ação dos hoje catadores, futuros recicladores”, afirma Vânia.
Participaram da reunião a Associação de Moradores da Vila Chocolatão, SMGL, secretarias municipais de Educação (Smed), da Produção, Indústria e Comércio (Smic), de Gestão e Acompanhamento Estratégico (Smgae), da Saúde (SMS), representada pela equipe do PSF Santa Marta, Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e Conterra.
No final da reunião, foi realizada a formatura do curso de Educação Ambiental, organizado pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e Conterra.
(Prefeitura de Porto Alegre, 01/12/2010)