A expedição do flutuador encontrou nesta terça-feira (30) mais poluição na Represa Billings, em São Bernardo, no ABC. O esgoto é apontado como o grande vilão das águas na cidade, que recolhe 77% do esgoto, mas só trata 26% do que é coletado. Às 11h, o flutuador registrou um índice de oxigenação de 6,9 mg/l, que é considerado bom.
Em alguns pontos da Billings, o cenário com mata verde dá a impressão de se tratar de uma região bem preservada. Na saída da expedição na manhã desta terça, no Jardim las Palmas, o flutuador marcou um bom índice de oxigenação.
No entanto, é preciso caminhar um pouco para constatar que região não está livre da poluição. Um quilômetro à frente, a situação ficou péssima devido a um córrego que traz esgoto de milhares de moradores da região. A equipe de reportagem flagrou um cano da Sabesp, estourado há oito anos, que polui uma nascente.
Só em São Bernardo existem 40 mil moradias irregulares em área de manancial. A prefeitura reconhece que, durante décadas, o poder público ignorou o problema, mas diz que atualmente está investindo para mudar a situação, segundo o prefeito Luiz Marinho.
“A prefeitura está investindo na construção de novas moradias, reforço de moradias possíveis de ser fixadas e na recuperação das nascentes dos córregos que envolvem esses núcleos que estão em processo de urbanização”, afirmou o prefeito.
Sobre o cano que aparece jogando esgoto na represa, a Sabesp diz que precisa de mais dados para localizar se há reclamações.
(G1, 30/11/2010)