A Ciclus, empresa responsável pela implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Seropédica, promove, nesta quinta-feira, a partir das 8h, o seminário “Gestão de Resíduos Urbanos em Aterros Sanitários”, no auditório 11 do campus da UERJ, no Maracanã. O evento, que é gratuito, vai oferecer um panorama atual da gestão do lixo no Brasil, além de uma visão prática das alternativas viáveis para o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
As palestras serão ministradas por profissionais e estudiosos da área. Entre eles, a engenheira química Luzia Galdeano, presidente da Ciclus; o engenheiro civil Luis Sérgio Akira Kaimoto, consultor de questões ambientais e especialista em Engenharia Geotécnica; o hidrogeólogo Ivanir Borella, especialista em perfuração de poços profundos e no gerenciamento de recursos hídricos em aterros sanitários e o professor do Instituto de química da Uerj Fernando Altino.
Todos farão explanações de temas relacionados aos aterros sanitários, desde o licenciamento ambiental até a implantação e a operação das unidades, que concentram alta tecnologia. Serão detalhadas as diretrizes de projeto, os métodos e os cuidados necessários para construir o empreendimento, além do monitoramento, das opções para o tratamento dos efluentes e as soluções de engenharia aplicadas.
A programação completa do seminário está disponível no site www.ciclusambiental.com.br . As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do email eventos@ciclusambiental.com.br até quarta feira, dia 1.