Apesar de estar prevista por decreto desde 2006, o Estado ainda não contava com uma Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente. Finalmente, com a posse de delegada Elisangela Melo Reghelin, nesta segunda feira (29/11), a Polícia Civil criou uma unidade responsável por prevenir, reprimir e apurar os ilícitos ambientais.
Em seu discurso de posse, Elisangela ressaltou a importância das 14 edições do curso “Educação Ambiental – Desafios de uma Sociedade de Risco”, promovido pela Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul em todas as regiões do Estado, para consolidar as bases da nova delegacia. O objetivo da atividade era levar conhecimentos de legislação ambiental ao maior número possível de pessoas de forma gratuita e pública. O vereador Beto Moesch (PP) foi parceiro do projeto e proferiu todas as conferências de abertura dos eventos.
“A criação de uma delegacia especializada em meio ambiente é um marco histórico. É uma antiga demanda, que foi reforçada durante nossos encontros nos mais diversos municípios gaúchos, culminando com sua instalação”, relata Moesch. Ele salienta que, agora, os gaúchos contam com mais um órgão de proteção ambiental, que inclusive já está investigando a mortandade de peixes no Rio dos Sinos registrada neste mês.
(Beto Moesch, 30/11/2010)