Chegou ao fim a primeira fase do projeto “Revitalização dos Rios de Erechim”, realizada pela ONG Elo Verde – Instituto Socioambiental Vida Verde com apoio do Ministério Público e Judiciário. A ação envolveu o trabalho de 34 voluntários que atuará no Parque Municipal Longines Malinowski. Foram recolhidas 2,5 toneladas de lixo que foi encaminhado ao aterro municipal.
Conforme a presidente da ONG e gerente do projeto, Rosane Peluso, o trabalho, realizado no sábado, 27, durou quatro horas e envolveu também atividades de educação ambiental da comunidade do entorno do Parque, com visitação às residências e distribuição de material educativo.
“Precisamos conhecer a situação dos nossos recursos e desenvolver ações para que, após limpos, assim permaneçam”, destaca o promotor de Defesa do Meio Ambiente do Município, Maurício Sanchotene de Aguiar.
O projeto, lançado no dia 9 de novembro, é composto de 28 etapas que buscam a limpeza de 84 quilômetros ao longo dos rios Tigre, Suzana e Dourado, com o desenvolvimento de um diagnóstico sobre a situação dos recursos hídricos e também das imediações desses mananciais. A próxima etapa será realizada no dia 4 de dezembro.
(Por Natália Pianegonda, MP-RS, 29/11/2010)