O presidente Lula autorizou ordem de serviço para a construção de duas hidroelétricas na bacia do rio Parnaíba. A iniciativa faz parte do projeto de infraestrutura do Estado. O potencial para explorar a energia eólica no litoral do Piauí também será lembrado.
Para potencializar a viabilização das obras, o senador eleito Wellington Dias esteve em Brasília para reunião com autoridades na busca de apoio para o projeto. Participaram do encontro o diretor-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, e o diretor de Operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira.
De acordo com o ex-governador, será construído um “linhão”, saindo do município de Piripiri em direção ao litoral piauiense, com as subestações necessárias. “Esta obra é fundamental para a transmissão de energia produzida em parques eólicos previstos para o litoral”, frisou.
O Banco do Nordeste e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) se dispõem a financiar empresas que queiram investir nesta região. A sugestão do presidente do BNB, Roberto Smith, é de colocar o projeto no próximo leilão de energia eólica, combinado com energia solar.
O diretor da Chesf informou, na ocasião, que foi autorizada a licença prévia para a construção de duas das cinco hidrelétricas da Bacia do Rio Parnaíba (de Ribeiro Gonçalves e Cachoeiro). A intenção é incluí-las no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ainda no mês de dezembro.
(Cidade Verde, 26/11/2010)