A governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, assinou decreto instituindo os comitês de acompanhamento do Projeto RS Biodiversidade. De acordo com o documento fica criada a Unidade de Gerenciamento do Projeto Conservação da Biodiversidade (UGP), vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
A UGP ficará encarregada de desenvolver suas atividades para a realização do projeto e contará com o apoio financeiro do Fundo Financeiro Global para o Meio Ambiente (GEF). As áreas prioritárias são Quarta Colônia, Campos da Campanha, Escudo Sul Riograndense e Litoral Médio, sendo que a Sema, juntamente com Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessel (Fepam), Fundação Zoobotância (FZB), Emater e Instituto de Conservação Ambiental (The Nature Conservancy Brasil) são as entidades responsáveis pela execução do RS Biodiversidade.
O convênio com o Banco Mundial para a implementação do RS Biodiversidade foi assinado pela governadora e pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto. Pelo acerto, a instituição financeira doará 5 milhões de dólares, através do Global Enviroment Facility - fundo global do meio ambiente para o projeto, que terá contrapartida do governo gaúcho de 6,1 milhões de dólares.
(Sema, 26/11/2010)