Rapineira de grande porte, o gavião-pato é uma ave majestosa e a menor das espécies possuidoras de penacho, que inclui o gavião-real, por exemplo. De cor branca, base do bico alaranjada, pequena máscara negra, além de sua imponência, o animal se destaca pela beleza. Apesar de ser popularmente conhecido como gavião, a ave possui características de águia, como o tamanho avantajado e os tarsos, nos membros inferiores, emplumados.
O gavião-pato vive em grandes áreas de florestas e suas bordas, costuma empoleirar-se no alto de árvores secas, de onde pode ser avistado, no entanto, é bastante raro. Também tem o hábito de planar com frequência.
O biólogo Dante Andres Meller explica que, no Rio Grande do Sul, o gavião-pato está criticamente ameaçado de extinção, principalmente em razão do desmatamento e da caça, tanto de suas presas como do abate de indivíduos que coloquem em risco animais domésticos, como galinhas, por exemplo. "No Parque Estadual do Turvo, ainda existe uma população desta magnífica espécie", afirma o pesquisador.
(Correio do Povo, 25/11/2010)