PRÊMIO À SUSTENTABILIDADE
No dia 22/11, em solenidade em Belo Horizonte, a CENIBRA e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX) receberam o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, categoria Melhor Exemplo em Fauna, com o Projeto Mutum – Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção.
O Prêmio é uma iniciativa do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico, única publicação na mídia impressa mineira direcionada exclusivamente para a questão socioambiental. Pai do Ambientalismo Mineiro, Hugo Werneck foi fundador do Centro de Conservação da Natureza em Minas Gerais. As suas três vertentes de ensinamento fundamentaram os critérios da premiação: conhecer, amar e cuidar da Natureza.
Premiado
Desenvolvido há 20 anos, o Projeto Mutum é realizado por meio de um acordo de cooperação técnico-científica entre a CENIBRA e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), entidade não governamental, sediada em Contagem (MG). O projeto já possibilitou a soltura do mutum-do-sudeste, do macuco, da capoeira, do jaó, do inhambuaçú, do jacuaçu e da jacutinga.
Livre na natureza, o mutum só existe, atualmente, em outros seis lugares no país: quatro deles na Bahia e dois no Espírito Santo. Na área de reserva da CENIBRA, único local em Minas Gerais, eles têm a chance de se reproduzirem, migrarem e colonizarem novas áreas, como o Parque Estadual do Rio Doce
A CRAX exerce um papel fundamental no Projeto Mutum. Em sua sede, em Contagem, MG, é feito todo o trabalho de preparação e manejo adequado, de forma a proporcionar às aves mais facilidade de readaptação ao habitat natural, até seguirem para a Fazenda Macedônia (RPPN da CENIBRA), onde são soltas e monitoradas pela equipe de meio ambiente da Empresa. Cerca de 20% da população mundial da ave Mutum encontra-se nas áreas da CENIBRA.
Expansão
Está prevista uma ampliação do Projeto, que contemplará a implantação de um viveiro de aclimatação, desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e apoio técnico para a reintrodução de aves na área da CENIBRA próxima ao Parque Estadual do Rio Doce, no distrito de Revés do Belém, município de Bom Jesus do Galho.
.