A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que, até o momento, não recebeu indicação sobre possíveis problemas no licenciamento ambiental das cinco usinas que serão oferecidas no leilão de A-5 no mês que vem.
"Por enquanto não foi sinalizado nada para mim. Pelo contrário, acabei de ser informada que as audiências públicas realizadas na semana passada tiveram bastante solidez técnica", disse Izabella, que participou da Conferência de Hidrelétrica Sustentável, no Rio de Janeiro.
Ela fez questão de frisar que o ministério não se envolve no processo de licenciamento, que fica a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "O processo é técnico", garantiu Izabella, evitando qualquer previsão sobre o licenciamento das usinas.
De acordo com a ministra, o licenciamento leva no máximo 45 dias após as audiências públicas, mas ela destacou que o prazo não está necessariamente apertado. "Eles [Ibama] estão trabalhando com o cronograma que eles definiram", afirmou Izabella.
(Por Rafael Rosas, Valor Online, O Globo, 23/11/2010)