O Governo provincial de Teerã decretou feriado para esta quarta-feira com o objetivo de tentar reduzir os altos índices de poluição que a capital iraniana sofre há mais de uma semana.
Em mensagem divulgada na rádio e na televisão estatal, anuncia-se que todos os serviços públicos, escritórios municipais e provinciais, escolas e universidades permanecerão fechados nesta quarta-feira.
Somente os hospitais públicos e serviços de emergência, como bombeiros e Polícia, não serão afetados pelo decreto, que pretende combater a grande nuvem tóxica que permeia sobre a região metropolitana de Teerã de 14 milhões de habitantes.
"O objetivo é conseguir que o ar da cidade melhore", explicou à Agência Efe um funcionário do Governo municipal, que pediu para não ser identificado.
O novo feriado precede o de quinta-feira, data em que os xiitas celebram a festa muçulmana do sacrifício, e ao de sexta-feira, que tradicionalmente é o fim de semana no Irã.
Há dias, as autoridades sanitárias iranianas já tinham alertado perante o aumento da poluição em Teerã, resultado, entre outras razões, da ausência de chuvas em um dos outonos mais seco de que se tem lembrança.
(Terra, 23/11/2010)