Parceria Ambiental é o sugestivo nome dado ao livro da advogada Caroline Vieira Ruschel, lançada na Feira do Livro. A obra discorre sobre a reflexão que busca o entendimento do conceito e das características de um Estado de Direito Ambiental.
Suas 210 páginas conferem um estudo de mestrado através de pesquisas e trabalhos realizados no âmbito do Direito Ambiental, que garantem constituírem-se em importante informação para a sociedade civil.
Acreditando que o homem deve desenvolver sua capacidade de fazer sua parte, a profissional divide sua obra em três partes distintas, iniciando pela análise da crise ambiental, oriunda da má relação do homem com o meio ambiente no decorrer da história. Em um primeiro momento é feita uma análise sobre o Estado Liberal e o Estado Social, que não tiveram uma preocupação com o meio ambiente, para, no final, demonstrar que o Estado de Direito Ambiental é uma continuidade do Estado Democrático de Direito.
O conteúdo segue sua abordagem sobre o dever fundamental da proteção ambiental, já que o advento do Estado de Direito garantiu direitos para a coletividade, mas deixou de prever deveres. “Penso que ainda há pouca consciência do dever de cada um. A partir daí vejo que o dever fundamental deve ser trabalhado com as pessoas para conquistar uma parceria entre sociedade e Estado”, afirma Caroline.
A advogada ambientalista participará amanhã, às 19h30min, do evento Papos & Ideias Direito Ambiental e Sustentabilidade. O debate, que também terá a participação de Fernando Fabris, doutor em Direito Econômico e professor da Pucrs e Unisinos, Matheus Brenner, diretor jurídico do Grupo Doux, Cláudio Dilda, assessor técnico do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Semae), e Ricardo Guimarães, diretor-executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ocorrerá na Livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping.
(JC-RS, 23/11/2010)