O efeito estufa ocupa lugar de destaque nas preocupações dos latinos das grandes cidades, de acordo com estudo da Kantar Worldpanel em 16 grandes cidades da América Latina, que visou avaliar a percepção e as atitudes dos consumidores diante da onda de consumo verde. Na comparação, as donas de casa brasileiras apresentaram baixo grau de consciência verde. Lima, no Peru, é a cidade que tem maior grau de consciência.
De acordo com a pesquisa, o efeito estufa é o segundo colocado numa lista de 16 principais preocupações das famílias da região. Cerca de 47% das pessoas avaliadas apontam o aquecimento global como um dos temas mais importantes para o presente e o futuro, mesmo índice verificado para a inflação. Foram ouvidos 9 mil domicílios em 16 metrópoles.
O aquecimento global só perde para segurança, que aflige 60% das donas de casa e está à frente de questões de saúde (44%) e de problemas relativos à crise econômica (30%). O trabalho indica um forte crescimento da consciência dos consumidores de baixa renda para o problema do aquecimento global. Em 2009, apenas 59% das donas de casa desses segmentos tinham conhecimento do tema. Em 2010, o índice saltou para 83%.
No Brasil, a Kantar Worldpanel, maior empresa global de pesquisa de consumo em domicílios, do grupo WPP, ouviu 1.800 consumidores de Rio e São Paulo. Segurança foi apontada como maior preocupação nas duas capitais brasileiras, com 62% das menções do entrevistados. O aquecimento global vem a seguir, com 53%, seguido por saúde (49%), aumento de preços (35%) e crise financeira (30%).
A Kantar também estruturou uma escala para estabelecer um ranking de consciência verde nas cidades que integram o estudo. O indicador foi composto por uma série de 17 perguntas que procuraram verificar o comportamento dos consumidores. Foram avaliados itens como o uso racional de água na hora do banho e na limpeza do lar, o hábito de tirar da tomada aparelhos que não estão em uso, entre outros comportamentos com impacto direto sobre o meio ambiente.
O resultado mostra que, Lima, no Peru, é a cidade que tem maior grau de consciência e atitude green na América Latina. As peruanas levaram um índice de 78 para o tema, no que foram seguidas pelas donas de casa de La Paz (71), Quito e Bogotá, ambas com 70 pontos. As donas de casa brasileiras foram as que apresentaram menor grau de consciência verde na região, com 60 pontos, índice inferior à média latino-americana, de 66 pontos.
(IHU-Unisinos, Sociedade Sustentável, 19/11/2010)