Contribuir para a preservação do meio ambiente é a intenção do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) ao tornar-se um novo posto de coleta de óleo de cozinha e pilhas usadas. A comunidade levar à sede do departamento (rua Gal. Lima e Silva, 972 - Cidade Baixa), em Porto Alegre/RS, o óleo usado acondicionado em garrafas PET ou recipiente de vidro, assim como as pilhas já utilizadas.
O óleo de fritura é um dos grandes poluidores da natureza. Um litro dele jogado no ralo da pia pode contaminar um milhão de litros de água e matar muitos peixes. O DEP ainda alerta que despejar o óleo de fritura em pias e ralos entope redes de esgotos e tubulações e pode provocar alagamentos.
As pilhas e baterias geralmente contêm metais pesados prejudiciais ao meio ambiente e aos seres vivos: o mercúrio, que se acumula na cadeia alimentar e pode provocar efeitos crônicos e danos ao cérebro; o chumbo, que causa danos no sistema nervoso central; e o cádmio, que se acumula no corpo humano, especialmente nos rins, podendo vir a deteriorá-los.
O óleo coletado pelo DEP é enviado ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU); as pilhas, à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
(Envolverde/Pauta Social, 17/11/2010)