Uma equipa de investigadores descobriu nos montes submarinos do Oceano Índico uma nova espécie de lula com 70 centímetros de comprimento, durante uma expedição realizada no ano passado, anunciou a União Mundial de Conservação (UICN).
A nova espécie, da família Chiroteuthid, foi encontrada quando os cientistas analisavam sete mil amostras recolhidas numa expedição de seis semanas ao Oceano Índico no ano passado. Até ao momento já foram identificadas 70 espécies de lulas nos montes submarinos explorados na expedição, representando mais de 20 por cento de toda a diversidade de espécies de lulas.
“Nos últimos dez dias, 21 cientistas munidos de microscópicos têm estado a trabalhar através de filas de frascos contendo peixes, lulas, zooplâncton e outras interessantes criaturas”, explicou Alex Rogers, do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford. “Muitos espécimes parecem ser semelhantes e temos de utilizar métodos elaborados, como a orientação dos músculos, para os diferenciar”, acrescentou. Segundo a organização, já foram identificadas mais de 200 espécies de peixes.
A expedição realizou-se no âmbito do Projecto Montes Submarinos, da UICN, que começou há um ano. A viagem teve como objectivo “revelar os mistérios dos montes submarinos do Oceano Índico e ajudar a promover a conservação e gestão dos recursos marinhos na região”, defende a UICN em comunicado.
(Por Helena Geraldes, Ecosfera, 18/11/2010)