O bisfenol A é um produto químico gerado na produção de plásticos policarbonados e resinas epóxi encontradas em recepientes plásticos e agrotóxicos, entre outros.
Novo estudo publicado na revista Journal of Fertility and Sterility revela que exposição ao bisfenol A (BPA) reduz qualidade do sêmen e da contagem de espermas. “Comparando-se a homens em que não se detectou BPA na urina, aqueles com BPA detectável tinham risco 3 vezes maior de redução da concentração e da vitalidade de espermas, risco 4 vezes maior de menor contagem de espermas e mais de o dobro do risco de redução da mobilidade do esperma”, disse o líder da pesquisa doutor De-Kun Li, epidemiologista perinatal e reprodutivo da Kaiser Permanente's Division of Research in Oakland, Califórnia.
O bisfenol A é um produto químico gerado na produção de plásticos policarbonados e resinas epóxi encontradas em mamadeiras, recepientes plásticos, agrotóxicos, revestimentos de latas de conservas de bebidas e alimentos entre outros. Embora estudos anteriores tenham mostrado efeitos prejudiciais do BPA no sistema reprodutivo de camundongos e ratos, este é o primeiro a relatar efeitos adversos em humanos, vinculando o BPA à redução da qualidade do sêmen.
(AS-PTA/EcoAgência, 17/11/2010)