O gerente-geral de Meio Ambiente do Grupo Gerdau, Leonardo São Paulo Sambaquy, foi o palestrante de ontem da reunião-almoço da Associação do Aço do RS, ocorrida na Fiergs, na Capital, com a presença de lideranças do setor. O tema da palestra foi "Certificação Ecológica para Produtos da Construção Civil".
Sambaquy apresentou exem-plos de projetos adotados pela Gerdau, como programas de redução na emissão de dióxido de carbono na atmosfera, na busca pelo descarte zero de efluentes, focado no objetivo de otimizar o consumo de água, além das ações de reciclagem de resíduos.
Para Sambaquy, as empresas terão que se adequar cada vez mais na busca de projetos de sustentabilidade ambiental. "A população está mais exigente e em breve começará a selecionar mais os produtos, dando preferência às organizações que desenvolvam ações nesse sentido. É uma situação irreversível", disse. A Gerdau foi certificada com o selo do Instituto Falcão Bauer de Qualidade, empresa que mais recicla aço na América Latina.
(Correio do Povo, 17/11/2010)