Na próxima quinta-feira, 18 de novembro, a prefeitura de São Leopoldo realizará a reunião emergencial aberta sobre a estiagem no Rio dos Sinos. Estarão reunidos com o prefeito Ary Vanazzi, representantes do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Defesa Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), Câmara de Vereadores e MetSul Meteorologia. O evento acontecerá às 9 horas, no quiosque da Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2), localizada na av. Imperatriz Leopoldina, 2.501, bairro Pinheiros.
Vistoria
A vistoria feita ontem pela Semmam registrou que o Rio dos Sinos está cerca de 10 centímetros mais baixo em relação a domingo, quando chegou a 1,5 metro. Mesmo assim, a oxigenação da água se manteve normal, segundo o agente de fiscalização Eduardo Mattes, e não houve irregularidades constatadas. Nos próximos dias as equipes continuarão trabalhando para evitar problemas como o da semana passada, quando milhares de peixes morreram. Também será fiscalizada a pesca predatória com rede – já que nesta época do ano ocorre a piracema – e a presença ilegal de dragas retirando areia do rio.
Além da Fepam, que está analisando a qualidade da água recolhida no Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo, onde foi constatado o início da mortandade dos peixes, a Delegacia do Meio Ambiente do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) está investigando uma empresa que supostamente teria despejado produtos químicos no Arroio Pampa no último sábado.
(Jornal VS, 17/11/2010)