Funcionários da construtora responsável por um empreendimento na esquina das ruas Marcílio Dias e São Sepé, no bairro Boa Vista, foram surpreendidos por restos de couro encontrados no local, na tarde de ontem, quando davam andamento à obra.
Após contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Município, fiscais e o titular da pasta, Ubiratan Hack, foram vistoriar a área. De acordo com Hack, junto à terra havia aproximadamente 12 cargas, o que equivale a 150 metros cúbicos de pedaços de couro, pontas de sola e componentes para calçados que foram descartados de forma irregular. "Acredito que esse material deva estar aqui há bastante tempo. Deve ser material de atelier, porque uma empresa não iria descartar em terreno", disse.
Ainda na tarde de ontem, por determinação do secretário, o material começou a ser recolhido. Enquanto a área não estiver limpa, a obra permanecerá parada, pois o solo pode ter sido contaminado com cromo, substância contida no couro. Amostras de terra foram coletadas para análise. Hack já trabalha com hipóteses de empresas que podem ser responsáveis. Assim que confirmadas, elas serão notificadas e penalizadas por crime ambiental.
(Jornal VS, 16/11/2010)