Pelo menos 24 mil moradores de 62 aldeias indígenas no nordeste da Nicarágua, se viram afetados pela falta de alimentos originada por chuvas torrenciais. A população afetada está localizada no município de Waspam, sobre a ribeira do rio Coco, próximo à fronteira com Honduras.
O município de Waspam, localizado a quase 700 quilômetros da capital nicaraguense, conta com 108 comunidades indígenas e é considerada uma das regiões mais pobres do país e mais vulneráveis aos desastres naturais.
Devido à gravidade da situação, membros de organizações ecologistas e autoridades municipais da região afetada solicitaram ao governo que decrete o estado de emergência nesta zona do país.
Quase 80% das colheitas de arroz e milho e 37% dos tubérculos desapareceram pelas inundações, segundo um estudo realizado pela organização ecologista Humboldt.
Por sua parte, os líderes indígenas das comunidades afetadas solicitaram sementesa para plantar, especialmente feijão, e alimentos para 3 mil famílias (pelo menos 18 mil pessoas) durante seis meses. De acordo com um estudo recente, o índice de desnutrição aguda nestas comunidades supera 37%, o que requer uma atenção imediata das autoridades nacionais, a fim de que essa situação não se agrave.
(EcoAgência, Servindi, Adital, 14/11/2010)