O Sintonia da Terra desta semana fala sobre preservação. Além de ser o ponto mais alto da cidade, o Morro Santana tem uma rica fauna e flora, diversificada do restante da cidade. A Ufrgs tem um projeto transdisciplinar para transformar o local em Unidade de Conservação.
A professora Teresinha Guerra, do departamento de ecologia, fala sobre a riqueza do morro e o seu cercamento, além dos problemas ambientais como o desmatamento e a poluição, vindos da expansão urbana e da prática do motocross.
A nutricionista Herta Wiener fala sobre as diferenças entre manteiga e margarina e quem deve consumir cada uma. Thaís Silva dá a dica, falando do relatório sobre o financiamento do setor financeiro público. A diminuição do uso de transgênicos na Europa e a distribuição de material sobre vegetarianismo no show do músico Paul McCartney pela Vanguarda Abolicionista estão entre as notícias de hoje.
O programa de rádio Sintonia da Terra tem pauta dirigida aos temas da sustentabilidade, lançando um olhar socioambiental para aspectos da realidade local, nacional e internacional.Dedica-se, também, aos assuntos do movimento ecológico organizado. Com mais de 7 anos de vida, é produzido pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul em parceria com a Rádio da Universidade. A produção e apresentação é das jornalistas Raíssa Genro e Danielle Sibonis.
Para ouvir ao vivo:
Quintas-feiras, às 10h05, na Rádio da Universidade (1080 AM) ou pelo site www.ufrgs.br/radio, e às 11h30 na Rádio Estação Web: www.radioestacaoweb.com./
Para conhecer o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (Nej), acesse nossa agência de notícias www.ecoagencia.com.br
(Por Danielle Sibonis, EcoAgência, 11/11/2010)