A governadora Yeda Crusius assinou, nesta quarta-feira (10), decreto que institui o Comitê Gestor da Cadeia Produtiva do Etanol. A medida visa fomentar a competitividade das cadeias produtivas que integram a economia gaúcha.
O Rio Grande do Sul tem mais de 212 municípios autorizados pelo Ministério da Agricultura a produzir etanol e, com a criação da nova estrutura, será possível auxiliar o produtor para que este comece a investir na plantação de cana de açúcar destinado ao etanol.
Para o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué de Souza Barbosa, a governadora consolidou um processo que vem sendo trabalhado há mais de dois anos no comitê do etanol.
"Nossa proposta é a dos integrantes do Comitê Auto-Suficiência em 2020, um processo que começamos no início do ano e estamos dando continuidade", explicou. A expectativa é que o Estado consiga, nos próximos dez anos, atingir autonomia na produção do etanol.
O Brasil é o segundo maior produtor do produto no mundo, além de ser o maior exportador do planeta. É considerado o líder internacional em matéria de biocombustíveis e a primeira economia a ter atingido uso sustentável dos combustíveis ecologicamente corretos.
(Governo RS, 11/11/2010)