Ativistas do Greenpeace, usando um carro com um atum de plástico gigante no teto, bloquearam a entrada principal do Ministério de Agricultura e Pesca em Paris nesta quarta-feira. Eles queriam chamar atenção para o risco ao atum rabilho (em inglês chamado 'bluefin tuna') no Atlântico.
Ambientalistas alegam que esse tipo de atum está sendo pescado em excesso, e sua presença diminui no Mediterrâneo e no leste do Atlântico.
A Comissão Internacional para a Conservação do Atum no Atlântico, que regula o comércio do peixe, vai se reunir em Paris de 17 a 27 de novembro.
O braço francês do Greenpeace acusa o governo do país de colocar os interesses comerciais dos pescadores acima da proteção da espécie.
O carro dos ativistas trazia a mensagem: "Salve-me!". Um ativista deitado de costas no veículo segurava o atum gigante no lugar.
As pessoas que queriam entrar no ministério tiveram que usar outras portas.
Em março, o Japão e outros países asiáticos barraram esforços das Nações Unidas para declarar o peixe uma espécie em risco, o que teria efetivamente proibido qualquer comércio internacional do atum rabilho.
(AP, Folha.com, 11/11/2010)