Depois da chuva forte de terça-feira, a orla do Guaíba amanheceu repleta de lixo nesta quarta-feira no bairro Ipanema, na Capital. Em uma faixa de 500 metros de areia, o chão apresenta objetos como sapatos, garrafas plásticas, brinquedos e restos de embalagens. A situação dá uma ideia do volume de resíduos domiciliares lançados irregularmente nas águas.
Por ser junto ao calçadão do bairro, a faixa de lixo causa má impressão para as pessoas que circulam pelo local para fazer atividade física. O instrutor de kitesurf Rodrigo "Chopin" Silveira dá aulas no Guaíba diariamente há cerca de 8 anos. Nesse tempo, pôde observar que quando chove muito, o lixo de um arroio próximo é carregado até o Guaíba.
— Tem caco de vidro, tem lata, rádio, CDs. Semana passada, um aluno meu cortou o pé com o lixo — relata Chopin.
A advogada Sheila Saldanha leva o cachorro para passear na orla todas as tardes e ficou surpresa ao ver a faixa de areia hoje:
— Normalmente a água é mais suja, mas tanto lixo assim eu nunca tinha visto.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informou que 10 servidores começaram a limpeza nesta tarde. O trabalho deve se encerrar em dois dias devido ao volume de lixo que surpreendeu o departamento.
(Por Maicon Bock, Zero Hora, 11/11/2010)