A onda de forte calor que atinge o Rio Grande do Sul preocupa os produtores rurais e coloca em alerta também a Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires. Nesta terça-feira, 09, o secretário César Ernsen acompanhado do técnico da Emater Luiz Marmitt e do Gerente da Corsan Donato Bergamann vistoriaram diversos pontos do Arroio Castelhano e do Arroio Grande para verificar o nível da água. Com o curso baixo, os arrozeiros que abastecem os plantios com a água dos córregos estão com as bombas desligadas para economizar o recurso natural.
Apesar da chuva de ontem, a situação ainda é preocupante conforme salienta o secretário ao lembrar que recém é início de novembro. Conforme Ernsen, em anos anteriores essa situação era diagnosticada pelo mês de janeiro e o consumo de água pelos arrozeiros era muito mais alto. A maior preocupação fica por conta das previsões que não indicam chuva suficiente para melhorar a situação dos arroios e consequentemente o trabalho dos arrozeiros.
Com a elevação das temperaturas, é preciso que toda a comunidade se envolva na preservação da água. A comissão que visitou os locais conversou com os moradores e quer estender também a toda sociedade que redobrem os cuidados básicos com o consumo, como evitar lavar calçadas e carros, racionar o uso da água nos banhos, na lavagem de roupas e reutilizar o máximo que puder aproveitando a água das calhas.
“Temos que economizar água para não correr risco de ficarmos sem água potável em algum momento. Vamos fazer um levantamento do crescimento demográfico do município e da capacidade de captação de água e de reserva de água para podermos montar um dossiê que será entregue ao prefeito Airton Artus com o objetivo de se traçar estratégias de políticas para solucionar essa questão”, salienta Ernsen.
(Gazeta do Sul, 10/11/2010)