As obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio recebem esta semana a visita de gerentes da área de Sustentabilidade das obras que a Odebrecht executa atualmente na República Dominicana. O objetivo da visita é de que os gerentes conheçam as ações ambientais praticadas no canteiro de obras da UHE Santo Antônio, para que sirvam como base para os empreendimentos que a Odebrecht realiza no país caribenho.
O grupo, formado por sete pessoas, conheceu as Estações de Tratamento de Água e Esgoto, o aterro sanitário, o Centro de Atendimento ao Trabalhador, as obras do vertedouro e da casa de força, a cozinha industrial que serve cerca de 20 mil refeições por dia, além de outras estruturas. O sistema de tratamento de água usado aqui não é convencional e isso nos interessa porque diminui ao máximo possível a utilização de produtos químicos, salientou o gerente da área de Relações Comunitárias da Odebrecht na República Dominicana, Claudio Castro. Ele elogiou também o tratamento de efluentes e a coleta seletiva.
Já o gerente de Sustentabilidade e Equipamentos, Fabio Vianna, definiu a construção da UHE Santo Antônio como fenomenal. As coisas aqui são grandiosas, muito bem planejadas e estruturadas. Fiquei impressionado. É fenomenal, afirmou.
No momento, estão em construção na República Dominicana por contratos liderados pela Odebrecht uma usina hidrelétrica, uma autopista, uma estrada, um aqueduto e um conjunto de viadutos e túneis. Em todas as obras trabalham cerca de 4000 pessoas.
A Usina Hidrelétrica de Palomino localizada na província de San Juan, ao sul do país - por exemplo, já possui cerca de 1000 funcionários. Quando a obra estiver concluída, no primeiro semestre de 2012, terá capacidade para gerar 80MW. Viemos buscar experiências porque Santo Antônio é uma obra mais avançada em termos ambientais e de infraestrutura, disse o responsável pela parte ambiental da Usina Hidrelétrica de Palomino, Jose Fabian. Pretendo levar para nossa obra as experiências que vocês têm aqui no tratamento de efluentes e queremos incorporar também as idéias relacionadas à reciclagem, acrescentou.
A construção da autopista Del Coral é considerada a obra de infraestrutura mais importante para o turismo da República Dominicana. Ela já possui mais de 1200 funcionários e ligará as cidades de La Romana e Punta Cana, em um percurso de 70 quilômetros. A previsão é de que seja concluída em maio de 2012. O gerente de Sustentabilidade do projeto da autopista, Miguel Bernard, também aprovou as ações ambientais desenvolvidas na UHE Santo Antônio.
Na quarta-feira, dia 10, o grupo se despede de Porto Velho com uma visita ao Programa Acreditar- programa de qualificação da mão de obra criado pela Odebrecht em Porto Velho que já está sendo colocado em prática em outras obras da empresa no Brasil e no mundo.
(Rondo Notícias, 10/11/2010)