Em consequência da estiagem no rio Tapajós, pelo menos 40 comunidades da zona ribeirinha e áreas próximas à cidade de Aveiro ficaram isoladas, forçando a Prefeitura a decretar estado de calamidade pública. O Decreto Executivo de nº 013/2010 foi encaminhado à Câmara de Vereadores no dia 13 de outubro passado e aprovado por unanimidade.
Segundo o comandante da Delegacia Fluvial de Santarém, capitão Paulo Antônio Carlos, a estiagem de 2010 vem causando sérios problemas para a navegação na região, onde em alguns lugares, pequenas embarcações têm dificuldade na hora de realizar o transporte de cargas e passageiros. Na vila balneária de Alter do Chão, a imagem não foi diferente e o trabalho dos catraieiros ficou suspenso durante esse verão.
De acordo com os dados do livro de registros da Delegacia Fluvial de Santarém, essa já pode ser considerada a maior estiagem da última década, com o rio chegando a 1,80 centímetros, oito a menos que a marca de 2005, quando os registros apontaram 1,88 centímetros. (Diário do Pará)
(Diário do Pará, 10/11/2010)