Estimular os investimentos em projetos na área de sustentabilidade e de energia renovável no Rio Grande do Sul foi o foco do seminário "Sustentabilidade: Estratégia e Ética de Novos Negócios", promovido ontem pela Câmara Brasil Alemanha, que reuniu representantes de empresas do setor elétrico no Estado.
Na abertura do evento, o gerente de projetos no Brasil do Banco de Fomento do governo alemão KfW, Fernando Nascimento, apresentou a atual participação da instituição no país. Ressaltou que a expectativa é de que sejam ampliadas as negociações com as empresas brasileiras nos próximos anos. Ele lembrou que o banco tem direcionado o fomento de negócios na área de sustentabilidade nos países em desenvolvimento.
O total da participação do banco no mundo está assim dividida: Ásia, com cerca de 40% das negociações; América Latina, Leste Europeu e África, com 20% cada um. Apenas para a América Latina há uma linha de crédito de 200 milhões de euros para este ano. Os alvos são os projetos de energias renováveis. Dos financiamentos concedidos no país em 2009 - no valor de 301 milhões de euros - o segmento de energia renovável absorveu 53%.
Entre os projetos no Brasil, destaque para o de proteção das florestas tropicais e, em parceria com bancos estaduais, na área de comércio e créditos de carbono. Segundo observou a coordenadora de treinamentos da Câmara Brasil Alemanha, Soraia Zanchi, o seminário é uma oportunidade de estimular as empresas a investir em projetos na área de sustentabilidade, como no caso das energias renováveis.
(Correio do Povo, 10/11/2010)