Hoje, a Interface Inc. (NASDAQ: IFSIA) anunciou que, como parte do seu compromisso de "Missão Zero" para eliminar o impacto ambiental negativo até 2020, a empresa promete obter de terceiros declarações de produto ambiental (EPDs) para todos os produtos InterfaceFLOR em todo o mundo até 2012. O líder mundial em design, produção e venda de carpete modular com responsabilidade para com o meio ambiente também publicou um relatório interativo, " 2010 Mission Zero Milestones," (Marco da Missão Zero em 2010) ( http://www.interfaceglobal.com/sustainability.aspx) com informação sobre os 16 anos de progresso e com uma prévia dos desafios da próxima década. Finalmente, a Interface fez um pedido para que outras empresas, grandes e pequenas, estabeleçam metas de sustentabilidade.
"Com a grande diversidade das etiquetas ambientais existentes no mercado, a adoção de EPDs é o que devemos fazer e a forma de avanço da Interface", disse Dan Hendrix, presidente e CEO da Interface. "A Declaração de Produto Ambiental exige total transparência, cria novos padrões de contabilidade e, por último, incentiva novos níveis de inovações com os clientes começando a entender o impacto das suas compras e a demandar mais das empresas e indústrias".
O Fundador e Chairman da Interface, Ray Anderson, disse: "Nossas EPDs serão baseadas nas avaliações de ciclo de vida (LCAs) mais rigorosas verificadas por terceiros já usadas na Terra, que mede e revela os impactos ambientais na nossa cadeia de suprimentos, desde a ponta do poço e da mina até a reclamação e reciclagem do final da vida útil".
Acompanhando a Interface neste anúncio, a Environmental Protection Agency (EPA) enfatizou a importância da total transparência. Paul Anastas, administrador assistente do Escritório de Pesquisa e Desenvolvimento da EPA comentou: "A transparência é o marca da proteção da saúde humana e do meio ambiente".
A Interface também lançou os "Marcos da Missão Zero", um novo relatório interativo dos mais de 16 anos da jornada ambiental da empresa e do futuro que nos espera até 2020. O relatório oferece uma visão interativa de como a Interface está buscando simultaneamente três caminhos para a sustentabilidade:
1. Soluções inovadoras para a redução da sua pegada ambiental. Por exemplo, desde 1996, a empresa reduziu a emissão bruta dos gases causadores do efeito estufa em 94 porcento. A Interface também evitou um desperdício de $433 milhões desde 1995, e isso mais que pagou todos os investimentos na Missão Zero.
2. Transformação dos designs dos produtos e processos para "fechar o circuito". A Interface desviou mais de 100.000 toneladas de material de aterros com o programa ReEntry, pioneiro do processo que transforma carpetes velhos em novos.
3. Uma cultura iluminada e participante é citada pela Interface como um dos aspectos mais importantes do seu progresso até hoje e a sua capacidade futura de enfrentar os desafios que o futuro nos espera.
Ray Anderson acrescentou: "Estamos assumindo as nossas conquistas e fazendo uma avaliação honesta dos desafios futuros. Sabemos que: a abertura, honestidade e colaboração são fundamentais para o progresso ambiental -- não somente para a Interface mas para qualquer negócio. Pedimos que nossos companheiros industriais de todo o lugar do mundo tenham a mesma dedicação para com a transparência e para com o modelo de negócios: 'fazendo bem ao fazer o bem', a melhor maneira para obter um lucro maior, mais honesto e autêntico".
A abordagem inovadora da Interface levou outros líderes empresariais a buscar orientação da empresa sobre como transformar suas operações. Em 2006 a Interface lançou a InterfaceRAISE, um grupo de consultoria que trabalha com os clientes para ajudá-los a tornar seus negócios mais sustentáveis.
As pessoas, empresas e organizações podem aprender mais sobre a Interface e como diminuir o impacto ambiental e buscar maior transparência acessando o site do Mission Zero Milestones. Além disso, uma conferência com a imprensa hoje no National Press Club pode ser visualizada no endereço http://www.interfaceglobal.com/Newsroom.aspx.
A jornada da Interface em direção da sustentabilidade foi documentado em dois livros do fundador da empresa Ray Anderson, Confessions of a Radical Industrialist e Mid-Course Correction e um novo documentário, So Right So Smart.
Sobre a Interface, Inc.
Estabelecida em 1973, a Interface, Inc. (IFSIA) é líder mundial em design, produção e vendas de carpete modular responsável com o meio ambiente, manufaturado para os mercados comerciais e institucionais com a marca InterfaceFLOR, e para o mercado residencial com a marca FLOR. A empresa também é líder em design e manufatura de broadloom comercial com a marca Bentley Prince Street.
Contato para imprensa:
Daniela Moll / Joana Martins
Andreoli MSL
(11) 3169 9343 / 3169 9330
daniela.moll@br.mslworldwide.com / joana.martins@br.mslworldwide.com