O Planeta Sustentável, da Editora Abril, com o apoio do WWF-Brasil, lança no país o aplicativo inédito para celular para observação de aves da Mata Atlântica. Intitulado "Aves do Brasil - Mata Atlântica", oferece ferramentas aos usuários para facilitar a identificação das aves, tornando a tarefa rápida e divertida com acesso a informações, fotos e cantos de 345 aves catalogadas.
Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, o aplicativo acaba de iniciar a comercialização na Apple Store com valor de download de US$ 6,99. Também já é possível baixar na loja on-line uma versão com 30 aves catalogadas para experimentação gratuita. Parte da renda obtida com a comercialização do app será revertida para os projetos de conservação da natureza do WWF-Brasil.
Conhecida como birdwatching, ou birding, a atividade de observação de pássaros vem ganhando adeptos no Brasil e movimentando um mercado que reúne pousadas e guias turísticos especializados em vários estados. Hoje, o Brasil é o segundo país do mundo em diversidade de aves, segundo estatística do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos.
Visando também o mercado nos EUA onde a atividade já é bastante difundida - hoje 70 milhões de americanos estão envolvidos com observação da fauna - e Europa, o aplicativo também terá a versão em inglês chamada Brazilian Birds - Volume 1, a partir do final de novembro.
"Nossos aplicativos de observação de aves ajudam as pessoas a conhecer melhor as espécies como forma de preservar a biodiversidade brasileira, além de ser uma forma de entretenimento para toda a família", comenta Caco de Paula, publisher do Planeta Sustentável. "Um dos recursos oferecidos, por exemplo, é saber se a ave observada está em extinção ou não", completa.
O aplicativo "Aves do Brasil - Mata Atlântica" foi desenvolvido pela área de Conteúdo Digital do Guia Quatro Rodas, a pedido do Planeta Sustentável, e tem diversas funções. Ao observar uma ave, o usuário pode entrar com dados como cores predominantes e porte dos animais e reconhecer na hora a espécie por meio do banco de dados com imagens e cantos das aves. São 90 cantos e 205 fotos de aves da Mata Atlântica disponíveis. O descritivo dos hábitos de vida e o nome científico da ave também podem ser consultados.
O aplicativo permite interagir por meio da colaboração com o banco de dados de ocorrências. Contando com o dispositivo de geolocalização é possível registrar com precisão o avistamento da ave.
Outra possibilidade é compartilhar a foto da ave observada nas redes sociais, acompanhada das informações de sua localização, nome científico e descritivo de hábito de vida. No Twitter já está no ar o perfil @avesbrasil e no Facebook a comunidade facebook.com/avesbrasil.
A obra de Tomás Sigrist - desenhista de pássaros brasileiro, que iniciou sua carreira em 1986 - Aves do Brasil, Uma Visão Artística, serviu de base para o desenvolvimento do aplicativo "Aves do Brasil - Mata Atlântica".
O Planeta Sustentável e o novo aplicativo Aves do Brasil - Mata Atlântica contam com o patrocínio da CPFL Energia, Bunge, Sabesp, Petrobras, Camargo Corrêa e Caixa Econômica Federal.
(Texto recebido por E-mail, 09/11/2010)