Pesquisadores do Jardim Botânico de Missouri, nos Estados Unidos, e do Herbário Nacional de La Paz, na Bolívia, divulgaram na semana passada a descoberta de novas espécies de plantas na Amazônia boliviana.
No total, os botânicos descreveram 8 novas espécies, sendo que 7 foram encontradas no Parque Nacional Madidi, localizado a leste de La Paz em uma área de floresta amazônica que antecede a Cordilheira dos Andes.
Apenas uma espécie, a Siphoneugena glabrata, foi observada fora do Parque Madidi. A descoberta das outras espécies (Prestonia leco, Passiflora madidiana, Siphoneugena minima, Hydrocotyle apolobambensis, Weberbauerocereus madidiensis, Styloceras connatum e Meriania horrida) está vinculada ao Projeto Madidi, que pesquisa há cerca de 10 anos uma das regiões com mais rica biodiversidade na Bolívia.
Segundo os pesquisadores, algumas das novas espécies só são observadas em áreas específicas dentro do parque. Por isso, elas foram consideradas como vulneráveis, seguindo os padrões da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza, na sigla em inglês).
De acordo com Peter Jorgensen, curador do Jardim Botânico de Missouri, algumas das espécies podem ser ameaçadas pela construção de estradas e o aumento da atividade agropecuária na região.
Desde o início do Projeto Madidi, pesquisadores já documentaram mais de 7 mil espécies, das quais 132 foram vistas pela primeira vez e 32 já foram publicadas.
(Globo Amazônia, 08/11/2010)