Nesta segunda-feira (8), o Território de Convivência, Diálogo e Negociação, Resguardo La María, em Piendamó, localizado no departamento de Cauca, na Colômbia, será o cenário da Cúpula Continental de Comunicação Indígena do Abya Yala. O evento, que tem a proposta de ser um espaço de diálogo e encontro dos povos indígenas, se estenderá até sexta-feira, 12.
Durante os cinco dias, os participantes terão a oportunidade de articular e fortalecer as formas e os meios de comunicação próprios. Além disso, avaliarão e identificarão as fraquezas e desafios nessa área a fim de buscar potencializar os esforços na construção de uma plataforma continental de comunicação dos povos indígenas.
"A realidade atual nos indica que o direito ao acesso a meios massivos e públicos, o mesmo que a aquisição, administração e apropriação de meios indígenas a nível comunitário, regional, nacional e internacional, não é garantido pelos Estados nacionais colonizadores, aspecto que vimos reclamando como parte de nosso exercício de autodeterminação coletiva. Em tal sentido, reclamamos que a informação e seus conteúdos devam ser decididos desde o interior de nossos povos indígenas e desde nossa identidade", destacam na convocatória.
Organizada pelo Conselho Regional Indígena de Cauca (Cric) e pela Organização Nacional Indígena da Colômbia (Onic), a Cúpula contará com a presença de especialistas na área da comunicação para discutir questões referentes à capacitação no uso de ferramentas de comunicação de rádio, internet, televisão, cinema, entre outros.
Ademais, o evento ainda será formado por nove mesas de trabalho, dentre elas: a comunicação desde a cosmovisão de nossos povos; mulheres, crianças, jovens e idosos nos meios de comunicação indígena; direito à informação e comunicação: exercício, legislação e políticas de comunicação diferenciais; conteúdos para o processo de luta dos povos e a construção do Bem Viver; e articulação, redes e projeção dos processos de comunicação do Abya Yala.
Danças, jogos tradicionais, música autóctone, e gastronomia e artesanato indígenas entrarão na Cúpula como atividades paralelas. O evento terminará no dia 12 de novembro com assembleias, Plenária, aprovação de acordos e declaração final.
Inscrições e mais informações em: http://www.cccia-2010.com/
(Por Karol Assunção, Adital, 08/11/2010)